Considerado como uma das mais importantes invenções do século, o iPhone acaba de completar dez anos. O smartphone da Apple revolucionou o mercado e também as relações humanas e sociais.


Uma pesquisa encomendada pela Axway, empresa francesa de soluções de gestão de fluxo de dados, revelou que a segurança dos dados e a privacidade estão no topo das preferências de 65% dos donos de iPhone, bem à frente do desejo por novos aplicativos e recursos da moda. Além disso, os entrevistados preferem apps móveis aos serviços ativados por voz, como a Siri e o Alexa.


Outro ponto importante apontado na pesquisa é que os usuários preferem enviar mensagens em vez a falar ao celular. Os entrevistados também disseram que o aumento da duração das baterias é a chave para melhorar a experiência do usuário de smartphones.


Entre as utilizações do iPhone, enviar mensagens foi a mais citada (70%), seguida por fazer ligações (62%), ver e enviar e-mails (54%), redes sociais (51%) e câmera (37%). Outros usos comuns são jogos (30%), música (28%), checar direções/ mapas (24%), consultar horas (23%), fazer compras (23%), previsão do tempo (22%) e operações bancárias (21%).

Há dez anos, iPhone

reinventou mercado