FRITA
É a forma mais tradicional de se servir batatas. Vai bem com tudo: acompanha hambúrgueres e incrementa com eficiência diversos tipos de pratos, do tradicional “arroz, feijão e bife” a opções mais sofisticadas da culinária.




Batata em dez versões
Veja opções de receitas feitas com um dos ingredientes mais utilizados na culinária mundial
Seja no Brasil, nos Estados Unidos ou nos países da Europa, a batata é um dos ingredientes mais presente à mesa, seja como entrada, prato principal ou acompanhamento. Trata-se de um dos ingredientes mais tradicionais da culinária mundial. Saboroso e nutritivo, o tubérculo costuma agradar a todos. Por isso, é ideal para incrementar ou acompanhar pratos diversificados, da saladinha “light” à elaborada massa. Independentemente da receita, o preparo dos pratos a base de batata é, em geral, bem simples. E, na maioria das vezes, também bastante rápido. Listamos dez maneiras de diversificar a utilização da batata. Pode ser cozida, assada, frita, gratinada ou dar origem a uma das mais tradicionais iguarias italianas: o nhoque.
GRATINADA
Uma das versões mais saborosas, é também um ótimo acompanhamento. A receita leva maionese, leite, orégano e queijo parmesão. As batatas são cortadas e dispostas em uma bandeja em camadas, entre as quais vão os outros ingredientes. O prato é finalizado no forno.
NHOQUE
Vai bem com diversos tipos de molho. Uma boa sugestão é servir ao sugo, que agrada aladares diversos. Para uma versão mais incrementada, use molho branco ou manteiga e acrescente queijo Grana Padano ou trufas negras.
CREME
Outra opção interessante para servir de aperitivo ou entrada. Bata as batatas cozidas no liquidificador com azeite e leite. Cozinhe tudo com ovos (as gemas devem ser batidas e separadas da claras). Sirva em taças para Dry Martini e adicione farofa de panko (farinha para empanados).

SOPA
As batatas devem ser colocadas na panela de pressão. Quando estiverem cozidas, bata com o caldo no liquidificador até que a mistura fique bem homogênea. Tempere com sal e pimenta do reino. Dá para incrementar com paio, queijo ralado e também lascas de bacon.


SALADA
Pode ser morna, para acompanhar carnes, por exemplo, ou gelada (algo bem tradicional na Alemanha), para servir como prato de entrada. Em ambos os casos, a batata deve ser cozida e acompanhamentos como mostarda e maionese caem bem. Pitadas de açafrão são uma ótima sugestão para incrementar o prato ainda mais.
PURÊ
Acompanhamento fácil de preparar, vai bem com quase tudo, da carne ao peixe. As batatas são cozidas e depois processadas no espremedor de legumes. Em uma panela, adicione leite e manteiga e mexa bem, até encontrar o ponto ideal. Uma gema de ovo acrescenta cor e sabor.


RÚSTICA
É uma versão mais sofisticada as populares fritas. As batatas devem ser levemente cozidas e cortadas em rodelas, antes de fritar. Acrescentar alecrim dá um toque especial ao prato.
ASSADA
É a maneira ideal de servir a batata como ingrediente da salada. Após o cozimento, tempere a gosto. Pode ser também recheada, o que é uma excelente opção de entrada. Os “aditivos” mais comuns são bacon e cream cheese, mas há quem use até estrogonofe para rechear o tubérculo.
TORTILLA
A receita espanhola leva ovos, cebola e azeite. Os dois primeiros ingredientes devem ser misturados em uma tigela com a batata cortada em rodelas. Em seguida, tudo deve ser frito em uma frigideira, com azeite. Eis uma ótima opção de aperitivo.
