É oficial: o Koenigsegg Agera RS é o carro produzido em série (apenas 25 unidades)  mais rápido do mundo. O modelo já havia superado o Bugatti Chiron na aceleração de 0 a 400 km/h e no tempo de frenagem. Agora, o superesportivo sueco bateu o recorde do Bugatti Veyron SuperSport, que detinha o título de mais veloz do planeta. O Veyron Super Sport chegou a 431 km/h durante teste realizado em 2010. O Agera RS deixou o rival comendo poeira a 444,66 km/h. Ao volante estava o finlandês Niklas Lilja, piloto de testes da Koenigsegg.

O Agera RS precisou de apenas 33,29 segundos para rodar  2239 metros. Os 400 km/h foram alcançados em 24 segundos (a meta foi batida aos 1740,2 metros). Para  voltar a imobilidade o carro percorreu 499,3 metros em 9,29s. O recorde foi batido em uma estrada em Nevada, nos Estados Unidos. Foram duas  passagens, uma em cada sentido da pista, para apurar a velocidade média. O feito foi devidamente registrado no Guiness, o livro dos recordes. O Agera RS tem motor V8 biturbo de 5 litros e nada menos que 1.360 cv. O câmbio é automático de sete marchas. Como pesa apenas 1.295 quilos, o modelo tem relação pesopotência de 1,05 cv por quilo. Durante a prova foi utilizado um único jogo de pneus. Os Michelin Pilot Sport Cup 2 vêm de série no modelo – as medidas são 265/35 R19 na dianteira e 345/35 R20 atrás. A sueca não é a única a disputar de modo ferrenho o título de fabricante do carro mais rápido do mundo. A  norte-americana Henessey está preparando um Venom F5 que, segundo informações da empresa, será capaz de chegar a 484 km/h. A Bugatti também confirmou que tentará quebrar novamente o recorde de velocidade máxima em 2018 com o Chiron. É bom lembrar que, assim como o Veyron, o Chiron deverá ter novas versões com motores ainda mais potentes que os atuais, de 1.500 cv.

Agera RS é o mais rápido do mundo

Além de ser leve, sueco tem motor V8 biturbo com 1360 cv de potência 

Voltada a veículos com motor de alto desempenho, a gasolina Ipiranga Octapro é fruto de um projeto pioneiro, baseado em uma pesquisa que apontou que os donos de carros modernos valorizam como atributos principais a performance e a potência. O novo produto tem elevada octanagem. Possui IAD 96 característico e média de 102 octanas pelo método RON, que é o método utilizado na Europa. A Ipiranga Octapro foi testada no Parque tecnológico de Millbrook (Inglaterra), referência mundial desde 1988. Além de mais octanas, a Octapro tem aditivos e detergentes de última geração, que ajudam a limpar o motor e a reduzir o consumo de combustível.

Superesportivo da Koenigsegg chegou aos 444,6 km/h, ante 431 km/h do Bugatti Veyron Super Sport

ALTA PERFOMANCE

• OCTAPRO É A SUPERGASOLINA DA IPIRANGA