Na edição 2017 da F8, conferência anual do Facebook para desenvolvedores, na Califórnia (EUA), o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, mostrou algumas novidades que logo estarão disponíveis aos usuários. Entre os destaques está o Camera Effects Platform, que fará do FB uma plataforma de massa para realidade aumentada.


O novo recurso permitirá que os desenvolvedores criem ferramentas de realidade aumentada para câmeras, via aplicativo, conectando várias pessoas de maneira diferente.


Já o aplicativo de realidade virtual Facebook Spaces permite ao usuário ficar, juntamente com seus amigos, em um ambiente virtual interativo, como se todos  estivessem na mesma sala. O recurso está em fase de testes para o Oculus Rift.


É possível visualizar conteúdos disponíveis na rede social em realidade virtual, incluindo vídeos em 360 graus e fotos que podem transportar o usuário a vários lugares. Dá também para “desenhar no ar” com um marcador virtual, e criar qualquer coisa, desde um chapéu decorativo até um tabuleiro de jogo da velha.


Entre os recursos práticos, o M, assistente de inteligência artificial do Messenger, possibilita fazer pedidos nos EUA por meio do site delivery.com. 

Facebook aposta em realidade aumentada