


Caminhões de sucesso ganharam apelidos carinhosos no Brasil
Identidade popular

ACERVO ESTADÃO
• O Scania L 76, de 1963, tinha um tom marrom alaranjado que alguns brasileiros acharam ser parecido com a cor da casa do passarinho.

Os caminhões fazem parte do imaginário popular por cruzar os rincões do Brasil levando o futuro a lugares sobre os quais muita gente sequer ouviu falar. E tendo na figura do caminhoneiro um herói em seu cavalo de aço. Justamente por serem figuras centrais e constantes nas estradas do País, alguns caminhões receberam apelidos. Isso os torna familiares e não diminui sua imponência – aocontrário, passam a ser vistos de modo ainda mais positivo.
Bichos, desenhos animados e até formas
FORD

VOLKSWAGEN
• O Volkswagen 19.320 da linha Constellation com motor de 320 cv recebeu o pseudônimo por causa de sua versatilidade e simplicidade.

MERCEDES-BENZ
• O Mercedes-Benz LP-321, fabricado no País de 1958 a 1970, tinha a dianteira bastante reta, Por isso, acabou ganhando o simpático apelido
ACERVO ESTADÃO

• O FNM 1959 com cabine da Brasinca tinha motor de 11 litros e 150 cv. Recebeu esse codinome em alusão ao formado das linhas em torno de seus faróis.
• Robusto, o Ford F-600 1974 passou a ser chamado por esse apelido por causa da frente reta e larga, cuja grade lembra um amplo sorriso.
Os caminhões fazem parte do imaginário popular por cruzar os rincões do Brasil levando o futuro a lugares sobre os quais muita gente sequer ouviu falar. E tendo na figura do caminhoneiro um herói em seu cavalo de aço. Justamente por serem figuras centrais e constantes nas estradas do País, alguns caminhões receberam apelidos. Isso os torna familiares e não diminui sua imponência – ao contrário, passam a ser vistos de modo ainda mais positivo. Bichos, desenhos animados e até formas peculiares da anatomia humana: vale tudo na hora de dar um nome “popular” ao caminhão. Dependendo da região do País, eles podem ter apelidos diferentes de uma cidade para outra, já que o regionalismo também entra nessa saborosa equação.
Listamos alguns apelidos históricos ou que conquistaram tanto sucesso nas inúmeras estradas do País a ponto de fazer com que alguns caminhões sejam mais lembrados pelo pseudônimo que pelo nome dado por suas fabricantes. Confira
peculiares da anatomia humana: vale tudo na hora de dar um nome “popular” ao caminhão. Dependendo da região do País, eles podem ter apelidos diferentes de uma cidade para outra, já que o regionalismo também entra nessa saborosa equação.
Listamos alguns apelidos históricos ou que conquistaram tanto sucesso nas inúmeras estradas do País a ponto de fazer com que alguns caminhões sejam mais lembrados pelo pseudônimo que pelo nome dado por suas fabricantes. Confira