A última etapa de 2017 do Campeonato Brasileiro de Stock Car será no dia 10 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A mais famosa categoria do automobilismo nacional surgiu em 1977, após o fim da Divisão D1 na qual corriam a Chevrolet, como o Opala, e a Ford, com o Maverick. O campeonato monomarca foi criado por causa da supremacia dos Chevrolet à época. O nome da categoria é alusivo à norte-americana National Association for Stock Car Auto Racing, a famosa NASCAR. A primeira prova da Stock Car ocorreu no dia 22 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã (RS). A corrida reuniu 19 Opala com motor de seis cilindros e foi vencida pelo paulista Affonso Giaffone. Em 1982 houve duas provas em Estoril (Portugal). Em 1987, os Opalas ganharam carenagem, que os deixaram parecidos com protótipos, o que melhorou sua aerodinâmica.

Em 1994 o Omega substituiu  o Opala, que havia saído de linha. O Vectra passou a ser o carro da Stock em 2000. No ano seguinte, com a saída da Chevrolet, a categoria passou a ser feita pela Vicar, do ex-piloto Carlos Col, que também coordena a Fórmula 3. Entrou em cena o chassi tubular e o motor V8 de 450 cv. Essa base pode receber a carenagem de sedãs de qualquer marca. Por isso, carros como Mitsubishi Lancer, Volkswagen Bora, Peugeot 307 e 408 (ou pelo menos suas carrocerias) já participaram da Stock Car. Um dos destaques da categoria é a Corrida do Milhão, na qual o vencedor leva R$ 1 milhão para casa. O paulista Thiago Camilo venceu três das nove edições (2011,2012 e 2015).​​​​​​​

Emoção à flor da pele

Opalões voam baixo nas pistas

• Os fãs do automobilismo de todas as idades ainda podem ver os Opalões voando baixo. Pilotados por feras como Pedro Pimenta, George Lemonais e Luiz Zappelini, 25 carros disputam a Old Stock Race, categoria que surgiu em 2015 e resgata o espírito das primeiras provas da Stock Car no País. O regulamento determina que podem participar das corridas modelos Opala de duas portas fabricados entre 1975 e 1979. Carros mais novos devem receber frente e traseira iguais às do 1979. O motor, de seis cilindros, pode ser de Opala ou Silverado e a preparação tem regras específicas. 

Os apaixonados pela história do automobilismo brasileiro, por Opala, corridas e carros em geral que tiveram ou não a oportunidade de acompanhar o inicio da categoria, têm encontro marcado em dezembro. A última prova do calendário 2017 da Old Stock Race será no dia 17, em Interlagos.

Referência no automobilismo, Stock Car surgiu em 1979 e tem provas como a Corrida do Milhão

Podem participar carros de 1975 a 1979 - ou com visual de 1979