O número de praticantes de ecoturismo no Brasil tem crescido cerca de 15%. Por se tratar de uma atividade ao ar livre, é preciso tomar cuidados básicos para que a segurança esteja sempre em primeiro lugar. A primeira dica é consultar as condições meteorológicas do local. Se estiver um dia de sol ou apenas nublado, sem problema. Em caso de chuva, contudo, é melhor evitar.

Utilizar equipamentos adequados para cada tipo de aventura também é muito importante. Trilhas leves pedem tênis de corrida ou “trekking”, que são bem confortáveis. Mas, se o terreno for pesado e escorregadio, uma boa bota com solado com “cravos” é o ideal.

Aventura bem equipada

A topografia do Brasil, repleta de montanhas, é ótima para a prática de trilhas e escaladas mais radicais

Veja dicas de equipamentos para aproveitar o melhor do ecoturismo

ROUPAS

Opte sempre por usar roupas que ofereçam proteção contra os raios solares e permitam uma dissipação do suor. Na falta delas, as blusas de algodão sempre são melhores que as de tecidos sintéticos, que dificultam a respiração. Nas matas altas, calças vão impedir que as canelas sejam alvo de plantas afiadas e insetos. Se a escolha for por bermudas, evite as meias novas, com o elástico muito apertado, podem dificultar a circulação de sangue.


CALÇADOS

Utilizar calçados novos e não amaciados durante a atividade é um erro.Por mais que a construção dos tênis privilegiem o conforto, eles podem não ser adequados ao seu tipo de uso, causando bolhas e outros ferimentos. Um calçado “amaciado” é sempre melhor.

AGASALHO

Ter algum tipo de agasalho na mochila é um curinga, já que a temperatura na mata, por exemplo, varia muito devido à umidade. Água, remédios para enjoo e dor vão muito bem, Curativos, como esparadrapos, não pesam nada na mochila e podem ser muito úteis dependendo do lugar.


VISÃO EM DIA

Óculos escuros protegem da luz, poeira e pequenos insetos. Independentemente do clima (seco e frio, por exemplo) os olhos devem permanecer sempre muito bem protegidos.