

• NORDESTE
Fernando de Noronha (PE), um dos destinos com natureza mais abundante do País, tem várias opções para os aventureiros. Para os surfistas, as sugestões são as praias de Conceição, Bodró e do Padre. Todas são muito frequentadas pelos praticantes de mergulho e snorkeling também. Há ainda atividades para adeptos do caiaque, bem como para quem prefere explorar trilhas a pé: são ao menos 20 opções. Entre as mais famosas estão as trilhas da Costa Azul e das Esmeraldas. Na Bahia, a Chapada Diamantina é um dos principais destinos do Brasil para os aventureiros. Há opções para os praticantes de quase todas as modalidades, como trekking, escalada, rapel, mountain bike, canoagem e até voo livre, entre outros esportes radicais.
• CENTRO-OESTE
As paisagens naturais de Bonito (MS) são um prato cheio para a prática de es- portes de aventura. Nos rios, há opções de flutuação, mergulho e rafting (muito popular no Formoso). Trekking, mountain bike e arvorismo são outras modalidades bastante procuradas nessa região. Na Chapada dos Guimarães (MT), há paisagens formadas por rochas, cachoeiras e cadeias de montanhas, bem como belezas escondidas debaixo d’água. O destino é popular entre os praticantes de trekking, rapel, flutuação e mountain bike. A Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis, em Goiás, também são ótimos destinos para os aventureiros.
• SUL
Além de ser um dos destinos preferidos dos estrangeiros que vêm ao Brasil, por causa das famosas cataratas, Foz do Iguaçu (PR) também tem um roteiro de aventura. O rafting, com descida de corredeiras por 4 km do rio Iguaçu, é o mais famoso programa dos praticantes de esportes radicais. No cardápio, há também rapel, tirolesa e escalada. Atividades semelhantes podem ser praticadas em Urubici (SC), em uma região famosa por belezas naturais como a Serra do Rio do Rastro. Por lá, também são comuns a prática de parapente e os voos de asa delta, bem como trilhas com motos e jipes. Quem visita a região não pode deixar de conhecer a Pedra Furada e a cascata Véu de Noiva.
• SUDESTE
Em São Paulo, um dos destinos preferidos dos praticantes de esportes radicais é Brotas, no interior do Estado. A aventura mais famosa é o rafting noturno, mas há opções durante o dia. Quem vai à cidade também pode praticar trekking, tirolesa, arvorismo, boia cross e cavalgada, entre outros esportes de aventura. Na Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro, também há boas opções para os aventureiros. A cachoeira da Feiticeira é um ponto importante para os praticantes de rapel. Outro programa imperdível é a trilha até o Pico do Papagaio. Em dias claros, dá para enxergar até a Pedra da Gávea, na capital fluminense.



Destinos radicais no Brasil
Confira opções de destinos no País com ótimas opções pra quem pratica esportes de aventura