• Pratos principais

O peru é outro símbolo do Natal, e não pode faltar em uma boa ceia. Para não errar, sirva a ave com batatas e cenouras e, se quiser ousar um pouco, com abacaxi assado. Outros pratos típicos, desses que as pessoas costumam comer só na noite natalina, são o chester e o tender. Um pouco mais leve, o bacalhau vem ganhando força nas ceias dos brasileiros. Para acompanhar, o mais tradicional é o arroz com uvas passas, mas também são boas opções o à grega, de forno e com nozes. Outro acompanhamento que não pode faltar é a farofa. A de Natal leva ingredientes como frutas secas, bacon e nozes.

Se a ideia é fazer uma festa longa, por que não começar com um coquetel e servir alguns aperitivos? Entre as comidinhas interessantes para oferecer aos convidados, a tábua de queijos é infalível. Além de ser uma delícia, casa muito bem com variados tipos de vinhos, uma das bebidas mais tradicionais do Natal, e pode ser combinada com pães, embutidos, tomatinhos e uvas, por exemplo. Servir opções quentes no  coquetel também vai bem. Invista nos petiscos leves, já que os pratos típicos da ceia costumar ser pesados. Entre as sugestões, há trouxinhas recheadas com lombo defumado, ingrediente típico dessa noite. Garantia de sucesso é a tradicional bruschetta, com tomates picados e azeite e gratinada com muçarela. 

• Aperitivos

Tiago queiroz/estadão

Ceia de Natal completa

Dos aperitivos às sobremesas, veja sugestões para a noite de festa​​​​​​​

A ceia de Natal é um dos momentos mais esperados do ano. Trata-se de uma celebração especial, para ser partilhada com os amigos e a família. 
À mesa, alguns optam por pratos leves. Outros apostam no conceito de “festão” e preparam um serviço para durar horas, com ampla variedade.
Listamos algumas sugestões para uma boa ceia de Natal. Há de aperitivos a sobremesas, pratos  tradicionais que remetem à data e até alguns menos pesados. O ideal é oferecer opções para agradar os mais variados tipos de paladar.

felipe rau/estadao

• Saladas

O salpicão é uma salada típica do Natal. O mais tradicional é o que tem frango como ingrediente principal, mas dá para variar bastante e agradar inclusive vegetarianos e veganos – que, afinal, já têm bastante dificuldade para encontrar boas opções na tradicional ceia natalina. O salpicão de grão-de-bico, por exemplo, é fácil de fazer, e leva mostarda e mel no preparo. Para ousar e impressionar um pouco mais, a sugestão é a salada de bacalhau. Uma das mais famosas, a Gomes de Sá é inspirada no prato quente de mesmo nome. Leva batatas e ovos cozidos, cebola, azeite e azeitona. Um fio de azeite coroa o prato.

• Sobremesas

A rabanada é uma das sobremesas de maior sucesso no Natal. Mas há outras opções interessantes para quem não abre mão dos doces, como os pavês e o pudim de leite. E, claro, a ceia de Natal só ficará completa com o tradicional panetone.