Um dia para reforçar a consciência

8 de abril é o dia mundial para lembrar a importância da prevenção ao câncer 

O Dia Mundial da Luta contra o Câncer é lembrado em 8 de abril. A data passou a integrar o calendário do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca) no início da década. Além deste dia, 4 de fevereiro também marca a luta contra a doença: é o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Nos dois casos, as ações realizadas visam conscientizar a população sobre a prevenção em relação à doença. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos um terço de todos os casos de câncer pode ser prevenido.

O câncer é a segunda maior causa de morte por doenças no Brasil, atrás apenas dos problemas coronários. Hábitos saudáveis contribuem para prevenir o aparecimento da maioria dos tipos da doença. Em todo o mundo, o tabagismo é a principal causa de quase todos os tipos de câncer, não apenas os de pulmão. Entre as pessoas que não fumam, os fatores que mais contribuem para o aparecimento de cânceres estão relacionados a alimentação inadequada e sobrepeso. No primeiro grupo, cada tipo de câncer tem um vilão. Porém, há alimentos que constituem maior fator de risco para a maioria deles. Segundo especialistas, os mais comuns são os embutidos, incluindo carnes processadas (como salsichas, linguiças e mortadelas, por exemplo).

O sal é outro grande vilão. Tanto o branco, que é adicionado ao prato, como o que vem inserido nos alimentos industrializados prontos para consumo, como os congelados. Mas também há alimentos que ajudam a combater a doença. Desse grupo, um dos principais é o feijão. Frutas e legumes também devem ser consumidas regularmente com objetivo de prevenir o câncer.

Há alguns tipos de câncer que podem ser prevenidos por meio da prática de hábitos saudáveis, mas não necessariamente evitados. No caso dos de mama e próstata, por exemplo, o importante é fazer exames periódicos, que permitem identificar o surgimento de tumores e reduzir riscos como o de metástase. No caso do câncer colorretal – que acomete o intestino grosso e o reto –, a maioria dos casos pode ser evitada. Isso porque grande parte dos tumores surgem a partir de pólipos benignos que vão aparecendo nas paredes do intestino grosso. Esses pólipos podem ser removidos antes de se tornarem malignos. Assim, para prevenir o câncer colorretal, é importante a realização periódica de exame de colonoscopia, por meio do qual que são detectados os pólipos. Para pacientes assintomáticos e sem histórico familiar de câncer colorretal, o exame deve ser realizado em média a cada três anos, a partir dos 50 anos. Essa é uma das principais formas de prevenção.

FIQUE ATENTO