




EUA
O Mardi Gras (terça-feira gorda) de New Orleans, na Luisiana, EUA, é considerado o carnaval mais famoso das Américas fora do Brasil. Herança da colonização francesa, a festa é realizada nos mesmos moldes desde 1857. No lugar de escolas de samba, krewes (grupos carnavalescos) organizam desfiles com carros alegóricos. Quem está nos carros joga colares e outros objetos para o público. As peças têm as cores da festa: roxa, verde e dourada. A festa costuma se estender por todo o Bairro Francês. São 12 dias de desfiles, que atraem gente de todos os cantos do mundo e chega a movimentar mais de US$ 1 bilhão.
ALEMANHA
A Alemanha tem uma longa tradição carnavalesca. Durante o chamado Karneval, que ocorre de quinta-feira à quarta-feira de cinzas, há várias comemorações pelo país. Em Rheinland, região do Rio Reno, o carnaval começa às 11h11 do dia 11 de novembro e vai até a meia noite da quarta-feira de cinzas. As escolas fecham durante toda a semana e as repartições públicas não abrem na segunda-feira. Em Colônia, a festa é marcada por carros alegóricos, marchinhas e gente fantasiada – há também “escolas de carnaval”. A festa também ocorre em cidades como Düsseldorf, Bonn, Aachen e Mainz.
INGLATERRA
Uma das maiores festas de rua da Europa, o carnaval de Londres teve início na década de 60. A festa começou com a comunidade caribenha de Londres e ocorre em agosto, em um fim de semana prolongado de feriado. Ao longo de três dias, as ruas do bairro de Notting Hill são invadidas por foliões fantasiados, que desfilam ao som de muita música.
ÁSIA
O Carnival Samba Asakusa ocorre no último sábado de agosto, em Tóquio. Mais de 5 mil pessoas desfilam pelas ruas do bairro de Asakusa em quase 20 escolas de samba. A festa teve início em 1981 com o objetivo de fortalecer os elos entre a comunidade japonesa e brasileira que vive no país. Desde então, tem sido realizados todos os anos. Nas Filipinas também há carnaval. Na versão local do Mardi Gras há desfiles e muita gente fantasiada nas ruas de Manila.
Carnaval é festa do mundo
Itália, EUA, Japão e Alemanha são alguns países onde os foliões ganham as ruas
O carnaval não é uma festa exclusiva do Brasil.
A celebração ocorre m vários países do mundo, como Itália, EUA, Inglaterra e mesmo a Alemanha. O carnaval de Veneza, por exemplo, foi instituído há mais de 900 anos (em 1094). Em 1296, o senado veneziano aprovou um decreto declarando que a festa fosse realizada no último dia antes da quaresma determinada pela igreja católica.
A população, porém, começava a comemorar o carnaval em dezembro. Na época já existiam as escolas ou confrarias dos “mascareri”, artesãos que faziam máscaras e fantasias para os foliões. O anonimato era garantido pela “baùta”, roupa com uma espécie de capa que cobre todo o corpo.
O rosto ficava escondido sob uma máscara branca triangular, com uma abertura que não impede quem a usa de comer e beber, mas é suficientemente fechada para alterar até mesmo a voz do folião. Atualmente o carnaval de Veneza atrai foliões do mundo inteiro. Nos fins de semana, a Praça São Marcos fica lotada de pessoas vestidas a caráter que alugam ou confeccionam suas próprias fantasias. Há eventos fixos, como o cortejo das Marias, o voo do Anjo e os concursos de fantasia mais bonita.
ROMEO RANOCO/REUTER