Quem é fã de esqui e snowboard já pode começar a se programar: a temporada de neve na América do Sul vem aí. O inverno no hemisfério começa oficialmente no dia 21 de junho. A partir de então, as principais estações turísticas começam a abrir as portas ao público. As datas de início variam conforme a previsão de neve para cada local. As estâncias da América do Sul estão concentradas entre Argentina e Chile. No primeiro país fica Bariloche, um dos pontos mais populares entre os turistas brasileiros. Das estações chilenas, Valle Nevado é a que faz mais sucesso. Visitá-la é um programa bastante popular entre os turistas que vão a Santiago, capital do país, no inverno – são apenas 125 km de distância. Confira o perfil das principais estações de esqui dos dois países:

CHILE

Grupos de amigos, especialmente jovens, são os mais comuns no Valle Nevado, a estação mais famosa do Chile. Há bares animados e várias festas durante a temporada. A estância também oferece atividades para quem quer viajar em família. Uma das estações mais altas da América do Sul (3.050 metros de altitude), Valle Nevado é para quem realmente curte esportes de neve. Não há muito mais o que fazer por lá. Distante cerca de duas horas de Santiago, Portillo é um resort no qual há apenas um hotel, em frente à Laguna del Inca, em meio aos Andes. É ideal para famílias e para quem ama esquiar: você já sai do hotel calçado com esquis. Essa mesma praticidade é encontrada em Corralco, estação pouco conhecida dos brasileiros. São 29 pistas e 25 km de vias esquiáveis. Chillán também é uma ótima opção para quem quer sair do hotel esquiando. Rodeada de bosques, é considerada uma das estações de esqui mais bonitas da América do Sul.

San Carlos de Bariloche é muito procurada principalmente por quem quer levar as crianças para esquiar. Há atividades na neve para os pequenos, como o esquibunda e o tubing (descida de rampa com boias). Quem não é esquiador veterano e/ou não pretende passar todo o tempo na montanha, há várias outras atrações em Bariloche. O centro da cidade é repleto de lojas, restaurantes e cervejarias artesanais, uma marca registrada do local. Mais compacta, Las Leñas é ideal para quem deseja ter todos os serviços à mão. Hotéis, restaurantes e lojas ficam próximos à base da estação, a 2.240 metros de altitude. Já Chapelco, considerada a estação mais charmosa da Argentina, tem um clima mais romântico e atrai principalmente casais. Carro Castor é a estação de esqui mais ao sul da Argentina. Por estar a apenas 26 km de Ushuaia, na Patagônia, atrai grupos que viajam juntos, mas têm interesses distintos. É muito procurada por jovens. 

ARGENTINA

A temporada de neve vem aí

Estações de esqui como Bariloche, na Argentina, e Valle Nevado, no Chile, abrem a partir de 21 de junho