Já funciona, nos Estados Unidos, França e Alemanha, um recurso do Facebook que permite que os usuários da rede social denunciem a publicação de notícias falsas. Os brasileiros que utilizam o site em inglês também podem ver a ferramenta, mas, por ora, indicações feitas no País não serão checadas, uma vez que a ferramenta utiliza geolocalização e não está liberada para o Brasil.


A possibilidade de sinalizar posts como notícia falsa só está disponível para publicações com links externos. Ou seja, não funciona no caso de vídeos e fotos publicados diretamente no site da rede social.


Até então, quem clicasse em “denunciar publicação”, só poderia optar entre “é spam”, “acredito que não deveria estar no Facebook” e “é irritante ou desinteressante”. O novo item é “it’s a fake News” (isso é uma notícia falsa).


Ao selecionar a nova opção, surge uma janela em que é possível marcar o post como falso. Nos países onde o recurso já está funcionando, a denúncia é enviada para uma empresa que fará a checagem.


Entre os objetivos das novas diretrizes estão aumentar a exigência de qualidade para os links “relacionados” e dificultar a receita com anúncios dos sites de notícias falsas.