Superavião rumo

ao espaço

Stratolaunch tem 117 metros de envergadura e capacidade para decolar com 600 toneladas

O Stratolaunch, que quando voar pela primeira vez será considerado o maior avião do mundo, acaba de fazer um novo teste de velocidade na pista. O superavião foi projetado pelo cofundador da Microsoft, Paul Allen, para levar veículos à estratosfera antes de enviá-los ao espaço e tem 117 metros de envergadura. Para comparação, em um Airbus A-380 (maior avião de passageiros do mercado) são 79,8 metros de uma ponta a outra da asa e em um Antonov, 88,4 metros. O monstro de 230 toneladas criado por Allen mais se parece com duas aeronaves unidas por uma mesma asa. Do bico à cauda, o avião norte-americano tem 72 metros.


No novo teste, o Stratolauch chegou a 74 km/h na pista construída no deserto de Mojave (EUA). No teste anterior, a velocidade máxima foi de 45 km/h. Quando estiver pronto, o Stratolaunch será capaz de decolar levando uma carga total de 600 toneladas. Trata-se da mesma capacidade do Antonov Mriya, mas no supercargueiro ucraniano há limitação da largura do material transportado, o que não ocorre no avião projetado por Allen. Desde o fim do ano passado, a aeronave vem passado por uma bateria de testes. Foram avaliados o funcionamento dos seis motores turbofan Pratt & Whitney, os mesmos utilizados nos Boeing 747, os tanques de combustível e os estabilizadores, entre outros itens.


O superavião é calçado por um conjunto de 28 rodas. Para alçar voo, o gigante terá de percorrer uma pista de 3,6 km de extensão, ante os 2 km necessários para a decolagem dos atuais aviões comerciais. No ar, será preciso chegar a 10,6 km de altura, altitude necessária para lançar a carga ao espaço. A expectativa é que o Stratolaunch entre em operação no ano que vem.