VABIS 1909

Um dos primeiros caminhões da Scania, o Vabis 1909 tinha capacidade máxima de 2 toneladas, o que era considerado um peso elevado para a época, e podia fazer uma viagem de 20 km em duas horas. Seu motor de dois cilindros de 1,9 litro, que gerava entre 15 cv e 18 cv, foi substituído depois por um quatro-cilindros de 3,8 litros, com potência entre 20 e 24 cv.

Utilizado pela brigada de incêndio de Södertälje por 25 anos, foi um dos primeiros caminhões com tração nas quatro rodas – as condições das estradas suecas à época eram péssimas. O torque do motor 5.0 de 50 cv era enviado às rodas dianteiras individualmente, por meio de semi-eixos dedicados, diretamente da caixa de transferência. O sistema traseiro tinha eixo cardã e diferencial.

SCANIA-VABIS T1 1919

O Scania Tonneau usava carroceria francesa e motor alemão, após tentar, sem sucesso, desenvolver um veículo próprio. Seu motor de dois cilindros e 1,85 litro gerava 8 cv e tinha um curioso sistema de lubrificação feito por meio de uma bomba manual.

SCANIA TONNEAU

O simpático carro amarelo pertenceu ao Royal Swedish Post Office, o correio sueco. O motor quatro cilindros e 2,27 litros gerava entre 16 cv e 20 cv. Treze exemplares foram encomendados pelo correio. O que exposto na fábrica ficou em serviço até 1927 e voltou para a montadora na década de 60, quando foi restaurado.

SCANIA-VABIS 2S 1913

O ônibus de 1925 tinha 24 lugares e 4,56 metros de comprimento. Seu motor de quatro cilindros e 3,56 litros rendia 36 cv. O exemplar exposto era da companhia de estrada de ferro sueca e foi um presente de aniversário para os 75 anos da Scania.

SCANIA-VABIS 1925

A evolução do transporte

José Antonio Leme

jose.leme@estadao.com

SÖDERTÄLJE, Suécia

Em um mundo cada vez mais sem fronteiras, com consumidores ávidos por produtos vindos de diversas partes do planeta, a necessidade de mudança é constante e rápida. Nesse contexto, o transporte de carga passou por grande evolução nos últimos anos, história que pode ser conferida na sede da Scania, em Södertälje, na Suécia. A empresa tem um acervo de 70 veículos feitos em várias épocas e realiza uma exposição desses modelos em uma área de sua fábrica. A mostra tem cerca de oito veículos, que são alternados de tempos em tempos. Eles ficam junto com alguns modelos mais recente da fabricante sueca. HISTÓRIA Originária de Malmö, no sul do país escandinavo, inicialmente a Scania produzia bicicletas. Ao se associar à fabricante de vagões de trem Vabis, estava criada a Scania-Vabis. Dessa fusão, a Scania se aventurou no mercado de carros de passeio em 1897, antes de começar a produzir caminhões em 1902 – em 1911 a empresa lançou seu primeiro ônibus. A companhia voltou a crescer em 1969, ao se unir à sueca Saab. Em 1995 a empresa passou a ser independente. Quatro anos depois, a Volkswagen se tornou acionista. Em 2014, a participação da companhia alemã passou a ser majoritária.