Confira sugestões simples para fazer uma ceia tradicional e sofisticada.

​​​​​​​As comidas tradicionais, como carnes, doces e panetone, são algumas das melhores coisas do Natal. E, para fazer uma ceia perfeita, não é preciso exagerar. É possível organizar uma ceia sofisticada sem necessariamente servir dezenas de pratos ou um estoque de bebidas.


Com as escolhas corretas, dá para agradar familiares e amigos servindo apenas um ou dois pratos típicos. E é sempre importante lembrar: no mundo moderno, as restrições alimentares são cada vez mais comuns. Então, oferecer uma alternativa às pesadas receitas natalinas é essencial para garantir o sucesso da festa. 


Na hora de escolher as bebidas, não invente. Opte por uma ou duas, e evite as muito fortes, que não combinam com os pratos do Natal.

Dicas para o Natal Perfeito​​​​​​​

Bebidas da Festa

Vinhos brancos são os mais indicados para harmonizar com as comidas da ceia. Se houver coquetel antes do jantar, uma boa pedida é um espumante gelado. Cervejas são só para quem não abre mão.

Prato Principal

O peru é quase obrigatório na ceia de Natal. Uma dica simples para deixar o prato mais bonito é enfeitar a bandeja com tomatinhos ou batatas, que também combinam como acompanhamentos.

O que mais servir?

Boa alternativa para quem está de dieta, o lombo de porco é uma opção ao pernil, chester e tender. Se houver convidados com restrições alimentares, a dica é servir um spaghetti al limone.

Decoração da Mesa

Menos é mais. Portanto, toalha branca de renda é a ideal para a mesa. Bandejas podem ser brancas ou prata. Cesta de frutas e velas sempre caem bem. Afinal, é Natal, não baile de carnaval.

Panetones Variados

Natal sem panetone não é Natal, mas nem todos gostam do tradicional, com frutas cristalizadas. Para variar, vá de opções como

chocolate, trufas e até salgadas, recheadas com queijos nobres.