BRUNA TIUSSU/ESTADÃO

Além dos (óbvios) EUA, viajantes preferem países como Uruguai, Indonésia e Portugal.

          Você sabia que a Indonésia é o terceiro destino de férias mais popular entre as famílias brasileiras? Essa é apenas umas da curiosidades reveladas por uma recente pesquisa feita com os usuários de um dos maiores sites de reservas do mundo.

      O primeiro lugar não surpreende: são os Estados Unidos. O principal motivo apontado por quem escolhe os EUA é a diversidade. Há boa oferta de praias (Califórnia e Miami), parques (Orlando), metrópoles (a maior é Nova York) e atrações que permitem contato com a natureza – caso do Grand Canyon, por exemplo.

        O segundo lugar preferido pelos brasileiros também surpreende. É o Uruguai, e não a Argentina, que nem aparece no ranking. Além da herança colonial, o vizinho também tem praias badaladas – a principal é Punta Del Este.

       A Indonésia está na lista por causa de Bali, onde há vários resorts voltados para a família e a oferta de passeios que incluem esportes e aventuras, além da fauna variada. Os destaques são a diversidade de aves e o zoológico local.

     Portugal completa a lista dos quatro destinos mais procurados. Nosso país “irmão” é banhado pelo sol durante todo o ano, tem praias paradisíacas e culinária rica.

    Além disso, o turista pode conferir cidades grandes e agitadas, mas também pequenas vilas históricas. Outra  vantagem é a língua, que facilita a viagem ao exterior para quem não fala inglês. Entre os lugares mais bacanas está a região de Algarve, que fica no sul do país, tem praias lindas e ótimos restaurantes. Lisboa também é imperdível.

            Em Portugal, uma excelente dica é viajar de carro. Além de o país ser pequeno, há belas paisagens e as rodovias são muito bem conservadas.

          A pesquisa apontou ainda quais fatores mais influenciam na escolha do local das férias. A maioria respondeu: “Nunca estive lá.” Os viajantes também apontaram como fundamentais para a decisão o custobenefício, as possibilidades de relaxar e as opções de programas que adultos e crianças possam fazer juntos.

             Por fim, foi feito um levantamento para desvendar quais tipos de viagem os brasileiros estão mais propensos a fazer. Em primeiro estão os passeios urbanos, seguido, respectivamente, por férias na praia, visitas à família e amigos e passeios turísticos. As viagens para compras só aparecem em quinto lugar.