Depois da Copa do Mundo no Brasil em 2014, que foi um sucesso de público e crítica, é a vez de a Rússia receber o maior torneio de futebol do planeta. O evento ocorrerá entre os dias 14 de junho e 15 de julho.

As 32 seleções disputarão ao todo 64 partidas. Será a 21ª edição do torneio, que tem o Brasil como maior vencedor (cinco taças), seguido por Alemanha e Itália, com quatro cada. Tanto a cerimônia de abertura quanto o primeiro jogo e a final serão no Estádio Olímpico Luzhniki, em Moscou, a capital do país. A arena foi inaugurada em 31 de julho de 1956 e passou por uma grande reforma, que reduziu o número de lugares de 84.745 para 81 mil.

O primeiro jogo do Brasil será no dia 17 de junho, na Rostov Arena, que comporta 45 mil pessoas e fica em Rostov on Don. A cidade, a 1.073 km de distância de Moscou, é conhecida como a “capital mundial dos serial killers”. Confira algumas curiosidades sobre a Copa e a Rússia. 

Confira algumas curiosidades sobre a Copa e a Rússia.


LOGOTIPO: A taça estilizada remete aos Ovos Fabergé, joias da época dos czares. Mas o desenho é obra de um estúdio português.


BOLA CHIPADA: Batizada de Telstar 18, a bola é inspirada na da Copa de 70. Será a pioneira em uma Copa do Mundo com um chip para ajudar nas decisões dos árbitros.


MASCOTE: O simpático lobo tem nome complicado: Zabivaka. O significado é “aquele que marca”. 

RÚSSIA SUPERA PLUTÃO: A Rússia tem 17 milhões de km2 e a superfície de Plutão, 16,6 milhões de km2 .


FRRRRRIO SIBERIANO: Na Sibéria, a temperatura no inverno pode passar de -60 ºC. Vários mamutes congelados já foram encontrados por lá. 

Vem aí a Copa da Rússia

Mundial reunirá 32 seleções, terá 64 jogos e sedes separadas por mais de mil km